Diário de Bordo - Turnê Sesc Amazônia das Artes

1º Etapa Turnê SESC Amazônia das Artes

Espetáculo: “O Auto da Folia de Reis”, do Grupo Corpos Teatro Independente. Direção: Adalmir Miranda

1 º Etapa: 05/05/2012 à 11/05/2012

Dedicação a algo em que acreditamos e depositamos a nossa criatividade e irreverência. A algo que está dentro de nós, e o sentimos como parte indissociável do nosso respirar. O alimentar de uma personagem, encarnar num novo corpo e alma, expressão plástica espetacular, desenfrear profundo e sincero de sentimentos e vivências, libertar dum eu e de uma alma. O teatro como intervenção social, o teatro como um palco não de falsas almas ou cruéis mentiras tatuando o espaço, mas como uma parafernália belíssima de emoções, de rugidos filosóficos, de conjugação de esforços, suor e prazer. E assim iniciamos o nosso DIÁRIO DE BORDO com o espetáculo o “O Auto da Folia de Reis”- Grupo Corpos Teatro Independente.  E nossa Folia subiu aos céus com destino a cidade de Palmas – To, no dia 05 de Maio, às 12h40minh de uma sexta feira ensolarada. Entre alvoroço (rsrs), escalas e conexões, que de certa maneira traz um cansaço e estresse, todo elenco aguardava com grande expectativa esse primeiro contato, essa alegria de foliar em outras terras, mostrar o brilho que nossa cultura popular tem de melhor. Chegando em Palmas, a Capital do estado de Tocantins, que ainda é um canteiro de obras. Considerada a mais nova cidade do Brasil. Na chegada já sentimos o clima quente, bem parecido com a nossa terrinha, quente!Fomos bem recepcionados pela equipe do SESC.  Já no hotel, aproveitamos para descansar um pouco, alguns foram se deliciar na belíssima piscina que lá se encontrava. Afinal, no dia seguinte iríamos nos apresentar. O espaço onde aconteceu a apresentação talvez não tenha sido apropriado, mais improvisamos para assim entreter e garantir a beleza do nosso trabalho, servindo o público que é o nosso maior bem. A Folia de Reis foi apresentada no clube do SESC – Palmas, às 17h, para um público pequeno, mais receptivo e curioso, eles ficaram todos concentrados, e no final os aplausos a maior moeda do artista. Na passada do chapéu para manter os trabalhos de pé, arrecadamos R$ 59.00, muito bom para essa primeira experiência. Nosso grupo ainda não tinha experimentado passar o chapéu, é uma tradição milenar aos grupos de teatro de rua. Fluiu! Vivemos em um país livre e democrático e não há melhor lugar do que estar nas praças, ruas e parques para exercitar a democracia da arte do teatro. Abrindo uns parentes na história, “A proibição da passada do chapéu fere uma tradição milenar e ofende aos grupos e trabalhadores de Teatro de Rua”. Não percamos a fé. Continuemos nossa caminhada, saindo de Palmas, em direção a Manaus – AM. Foi digamos que polêmico a ida para Manaus, primeiro tivemos um atraso de quase 1h, isso já dentro do avião, prestes a decolar, começamos a entrar em pânico, fazia muito calor e nada de explicação por parte dos comissários. Enfim subimos mais uma vez nos agonizantes voos da TAM. Chegando em Manaus fomos bem recepcionados pelas moças do SESC – AM. Descansamos muito, recarregamos as baterias, porque logo mais tinha mais Folia de Reis, aproveitamos para conhecer um pouco da cidade, fomos conhecer a Zona Franca de Manaus. Curioso que pudemos observar há uma composição étnica resultado da miscigenação das três etnias básicas que compõem a população brasileira: o índio, o europeu e o negro, formando, assim, os mestiços da região (caboclos). Tem muita coisa para falar de Manaus, o mais emocionante foi nossa visita ao Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha. A orquestra Amazonas Filarmônica regularmente ensaia e se apresenta em seu interior. Bom, nossa apresentação aconteceu em uma belíssima Praça, chamada Praça da Policia que já se tornou referência no centro histórico de Manaus. A divulgação por lá foi sensacional. Antes de chegarmos à praça fizemos um cortejo no finalzinho da tarde, chamando a todos, foi delicioso e envolvente e os curiosos nos acompanharam. O maior estado do Brasil abre as portas para o espetáculo: “Auto da Folia de Reis”, e nos recebe com muito carinho, respeito e muita animação. Foi o nosso maior público nessa primeira etapa, arrecadamos quase R$ 100.00, na passada do chapéu. Depois do espetáculo, reencontramos alguns Piauienses que lá fazem morada, pessoas queridas e que nos prestigiaram. Manaus deixou saudade!Na corrida para mais o voo da TAM, eita os agonizantes voos rsrs. O Grupo Corpos segue para Belém do Pará, a terra do Açaí e do Carimbó. A cidade é rica em construções históricas. Possuí uma exuberante natureza no meio das edificações modernas da capital, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos. E lá vamos nós, ficamos hospedados em um luxuoso hotel no centro da cidade. A recepção foi boa, a divulgação estava fraca, porém não perdemos a expectativa. Durante o dia fomos visitar o famoso mercado do ver-o-peso. Ponto turístico e cultural da cidade. É considerada a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do ver-o-peso abastece a cidade com variados tipos de gêneros alimentícios e ervas medicinais do interior paraense, fornecidos principalmente por via fluvial. Foi candidato a uma das sete maravilhas do Brasil. E nós fizemos a festa comprando as novidades de encher os olhos. Gente simpática e calorosa é o povo de Belém – PA. Nossa grande surpresa foi a visita ao Teatro da Paz, construído  com recursos auferidos da exportação do látex no ciclo da Borracha. Atualmente é o maior teatro da região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Com cerca de 130 anos de história é considerado um dos teatros - monumentos do país. Emocionante e encantador o Teatro da Paz. Chegada a hora de nossa última apresentação dessa 1º etapa, fizemos o nosso melhor para um público menor, mais de qualidade e entendimento do fazer artístico. O chapéu foi bem pobre, mas saímos satisfeitos. Tivemos alguns problemas por parte da produção na saída de Belém, porém logo resolvido. Agora aguardemos a 2º etapa SESC Amazônia das Artes, em Julho – 2012. Resultado: está sendo uma benção de Deus, o Grupo Corpos Teatro Independente, está de parabéns com o espetáculo "O Auto da Folia de Reis", o público se encantou e se emocionou. Felizes estamos em poder observar a grande pluralidade cultural, com elementos diversificados em cada estado que foliamos com a nossa cultura Piauiense. Contemplar as riquezas desse povo, suas raízes culturais nos dá força para continuar a jornada!Nossa arte é fruto de muito amor, dedicação, suor e trabalho. Felizes em contribuirmos com o bem maior que a: ARTE E CULTURA DO NOSSO PIAUÍ E DO NOSSO BRASIL!!!

OREMOS

Agradecimentos a todo elenco: Adalmir Miranda(Ator e diretor), Avelar Amorim, Arnaldo Pacovan, Humberto Pequeno, Laila Cadah, Nayara Fabrícia, Silmara Silva, Vitor Sampaio, Wânya Sales, Zaqueu Sousa.